As Histórias em Quadrinhos articulam texto e desenho em uma lógica sequencial que permite o desenvolvimento da narrativa. Assim, os Quadrinhos são, ao mesmo tempo, um significativo instrumento para o desenvolvimento da criatividade, estão vinculados a uma linguagem contemporânea e próxima dos educandos e permitem interações com as demais componentes do currículo, como Português, Literatura, História e Geografia, entre outras.
A Oficina de Histórias em Quadrinhos se constituiu em um espaço/tempo para o exercício da criatividade e de técnicas de escrita e desenho, através do trabalho coletivo, proporcionando o desenvolvimento da organização e do planejamento. Além disso, propõem a ser um vetor para a elevação da autoestima dos educandos, com a divulgação dos trabalhos produzidos e a socialização de experiências com profissionais da área.
Ao longo de suas quatro edições, a oficina de Histórias em Quadrinhos contou com a participação de mais de 50 cursistas, especialmente estudantes dos cursos integrados do Câmpus Canoas. As oficinas foram organizadas por encontros semanais, de 2h de duração, com grupo de, no máximo, 20 integrantes, visando articular a teoria sobre quadrinhos com a realização de atividades práticas, abordando aspectos da produção de uma história em quadrinhos, destacando: a elaboração do argumento e do roteiro; desenvolvimento de personagens; planificação das páginas; desenho; arte-final; formas de impressão e distribuição de quadrinhos.
No ano de 2013 elaboramos e editamos a revista “Non-sequitur”, na qual estão registradas algumas das produções realizadas durante as oficinas, com destaque para o IF-men, super-herói criado a partir da junção de vários professores do Câmpus e que, de forma divertida, apresenta e discute algumas questões do cotidiano dos nossos Câmpus.